Potencialidades e desafios do plano de estudo da Escola Escola Municipal de Educação Rural Camponesa Conjunto Familiar Agostinho Partelli
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Universidade Federal de Viçosa
Resumo
O trabalho aborda a experiência recente da Escola Comunitária Rural, a EMERFEC Conjunto Familiar Agostinho Partelli, que tem como proposta educativa a Pedagogia da Alternância. A alternância pedagógica busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade vivenciada em seu cotidiano, de forma a promover constantes trocas de conhecimentos entre seu ambiente de vida e trabalho e o ambiente escolar. A pesquisa teve como objetivo analisar o Plano de Estudo da EMERFEC Conjunto Familiar Agostinho Partelli, de maneira a identificar as contribuições e desafios deste instrumento pedagógico na experiência em curso. A pesquisa de abordagem qualitativa envolveu a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo com questionário aberto e diário de campo. No processo de organização, sistematização e análise dos dados foi realizado a partir dos pressupostos do método da análise de conteúdo. No conjunto dados analisados constamos que o Plano de Estudo da experiência em curso tem como objetivo um instrumento que guia toda ação pedagógica dessa escola. Acrescentam-se, ainda, as potencialidades deste instrumento pedagógico no processo de formação dos educandos, sendo um estudo pautado na realidade do estudante com possibilidades reais de transformá-la. Os resultados alcançados revelam os desafios vivenciados pelos educadores desde o processo de implementação do Plano de Estudo na escola e também as contribuições deste instrumento no processo de formação dos jovens.